Volodymyr Zelensky não compareceu a uma reunião marcada com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente da República compartilhou, durante entrevista coletiva após participar da cúpula do G7 no último domingo (21), no Japão, que aguardou o líder ucraniano para uma conversa, porém, após ser avisado de um possível atraso, o encontro acabou não acontecendo.
‘’Eu tinha uma entrevista bilateral com a Ucrânia aqui nesse salão às 15h15. Nós esperamos, e aí, recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu atendi o presidente do Vietnã, e quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente, teve outro compromisso e não pôde vir aqui’’, disse o petista.
Lula diz ter ficado 'chateado' por não ter se encontrado com Zelensky | AFP
O chefe de Estado afirmou que ficou ‘’chateado’’ pois apenas ‘’gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto’’, e relembrou a visita do embaixador Celso Amorim aos dois países para dialogar sobre uma possível negociação de cessar-fogo.
“Os dois não querem. Eu estou dizendo para você que o Celso Amorim foi lá, foi na Rússia, depois foi na Ucrânia, e o Celso Amorim falou: por enquanto, eles não querem conversar sobre paz. Ninguém vai querer se render. Negociação não é rendimento. Negociação é negociação. E vai ter um momento que vai querer negociação’’, afirmou.
No entanto, Lula pontuou que não compareceu ao G7 ‘’para discutir a guerra da Ucrânia.’’
‘’Eu disse, no meu discurso, que a discussão da guerra da Ucrânia deveria estar sendo feita na ONU".