01/10/2023 às 13h02min - Atualizada em 01/10/2023 às 13h02min

Equipe da Seduc conhece política de inovação e tecnologia em educação do Uruguai

Comitiva alagoana que esteve em Montevidéu também contou com representantes da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio

Manuella Nobre / Ascom Seduc
https://alagoas.al.gov.br
No Uruguai, representantes da Seduc debateram tecnologia e inovação como ferramentas indispensáveis na aprendizagem escolar Cortesia à Seduc

Conhecer ferramentas e estratégias capazes de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino. Foi com este objetivo que uma comitiva alagoana formada por representantes das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esteve em Montevidéu, no Uruguai, para um intercâmbio de quatro dias, período em que os técnicos foram apresentados a experiências exitosas de transformação digital no âmbito da educação.

Pela Seduc, embarcaram com destino à capital uruguaia o secretário executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, e o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa. Eles regressaram nesse final de semana, após diversas reuniões, trazendo na bagagem conceitos que podem ser aplicados em solo alagoano.

A visita foi articulada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), organização responsável pelo financiamento do programa Alagoas Mais Digital, que promete revolucionar a gestão do Estado e, mais que isso, os serviços prestados à população. “Estivemos no Centro de Inovação Educativa com Tecnologias Digitais do Uruguai, o Ceibal, cujas práticas vêm transformando a educação naquele país. Também debatemos possibilidades de parcerias público-privadas, para que possamos fortalecer aquilo que já é desenvolvido em Alagoas”, destacou Adaelson.

Ricardo Lisboa, por sua vez, classificou a visita como uma excelente oportunidade de se garantir o pleno desenvolvimento do estudante na educação básica, inspirando novas metodologias.

“É uma perspectiva muito interessante e que conta, inclusive, com a participação do Ministério da Educação (MEC). Então, considerando as políticas voltadas para o ensino médio, não há outro caminho que não seja o da imersão do nosso estudante neste universo em que a criatividade e a tecnologia se sobressaem”, avaliou o superintendente.

A delegação brasileira presente em Montevidéu também contou com representantes do Ministério da Educação e das prefeituras de Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis, além de integrantes dos governos dos estados do Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul.

Referência

Em abril deste ano, o governador Paulo Dantas cumpriu missão oficial no Uruguai para conhecer ações inovadoras nas áreas da educação, telecomunicações e tecnologia da informação. Na educação, o Uruguai adota uma política única no mundo, onde todos os 600 mil alunos de escolas públicas têm direito a um computador, e com mais de 90% deles tendo acesso à internet banda larga em casa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp