13/09/2023 às 19h23min - Atualizada em 13/09/2023 às 19h23min

Missão China: Governo de Alagoas vai apresentar ao Brics projetos para melhorar mobilidade urbana em Maceió

Paulo faz balanço positivo de visita e diz que alguns resultados já se projetam no interesse de empresários chineses em investir no estado

Fábia Assumpção / Agência Alagoas
https://alagoas.al.gov.br
Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas afirmou, nesta quarta-feira (13), que até o final do próximo ano vai apresentar ao Banco de Desenvolvimento do Brics projetos para melhorar a mobilidade urbana da região metropolitana de Maceió. O banco sediado em Xangai, na China, é presidido por Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, que recebeu o governador de Alagoas e conversou sobre projetos de investimentos que podem ser captados pelo estado.

De volta ao Brasil, Paulo recebeu a imprensa no Palácio República dos Palmares, para um balanço da viagem. “Foi uma viagem produtiva e resolutiva e que já apresenta resultados como o interesse de vários empresários chineses de visitarem Alagoas para trazer novos investimentos para o Estado”, ressaltou.

O governador disse que saiu com um saldo positvo da reunião do Brics. “A presidente Dilma nos recebeu muito bem e está muito animada para que o Brasil receba mais investimentos do banco do Brics. O país é um dos que menos tem recebido investimentos do banco por falta de projetos. Então, ela nos orientou para que elaborássemos projetos rapidamente, porque o banco está com dinheiro e com aptidão em investir na agricultura familiar, para reduzir pobreza, para garantir alimentos na mesa do cidadão, para gerar desenvolvimento e resolver a questão da mobilidade urbana que é fundamental para Maceió”, acentuou.


Paulo explicou que assim como as visitas feitas a outros países, como Portugal, que já vêm atraindo novos negócios para Alagoas, principalmente na área do turismo, a visita à China teve como principal objetivo criar este novo cenário, focado sempre no desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. “Já recebemos alguns e-mails de empresários chineses interessados em vir a Alagoas, e também estaremos com a estrutura do nosso Escritório de Negócios em São Paulo, mas nosso grande interesse é que eles venham in loco, a Alagoas, para conhecer nosso potencial”.

Além do encontro com a presidente do BRICS, Dilma Rousseff, a comitiva do governo na China, formada pelos secretários de Estado de Governo, Gabinete Civil, de Tecnologia e Inovação e de Turismo, além da primeira-dama Marina Dantas e do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Costa (Cacau), teve agenda intensa de reuniões com dirigentes e empresários chineses.

CONTATOS

O primeiro compromisso foi no Consulado do Brasil em Xangai para uma reunião com o Cônsul do Brasil, Augusto Pestana. De acordo com o governador, uma das primeiras e principais parcerias que deverão ser efetivadas com empresas chinesas será na área de Data Center para cruzamento de dados com todas as informações do Estado.

Paulo também participou da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, a Cifiti, em Xiamen, na qual afirmou aos investidores chineses que Alagoas está aberta para o mundo, e destacou os potenciais econômicos, incentivos fiscais e segurança, além da localização privilegiada no nordeste brasileiro. Paulo também enfatizou que a China é a maior parceira econômica do Brasil e que, em Alagoas, somente no ano de 2022, mais de R$ 600 milhões foram investidos por empresários chineses.


O intercâmbio das universidades estaduais de Alagoas com a Universidade de Tongji foi outra importante agenda no país asiático. A comitiva alagoana discutiu caminhos para intercâmbio e desenvolvimento de projetos nas áreas de planejamento urbano e mobilidade da região metropolitana de Maceió; de ciência e tecnologia; de turismo sustentável; e de futebol. A expectativa é que a assinatura do termo de cooperação seja feita em outubro, com uma missão chinesa em Alagoas.

INDÚSTRIAS

O governador Paulo Dantas também visitou, na cidade de Nantong, província de Jiangsu, a indústria chinesa ZTT, que já tem uma unidade instalada na cidade de Marechal Deodoro. A missão alagoana ouviu dos dirigentes da empresa que foi montado um grupo de trabalho para estudar a implantação de uma fábrica de módulos solares, ao lado da atual unidade da empresa em Marechal Deodoro. “Essa empresa tem um faturamento anual de US$ 15 bilhões e, na nossa visita, ela avalizou a confiança no Governo de Alagoas, que atendeu a três recentes pleitos da ZTT: a aplicação de um regime especial de tributação sobre a importação; a ampliação do tempo de estocagem de cabos importados de 365 para 1.080 dias; e o aproveitamento de crédito presumido do ICMS acumulado pela empresa.

A última agenda do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), no país oriental foi uma visita à fábrica de automóveis elétricos GAC, em Guangzhou, na província do Catão. Ele informou, durante a entrevista, que convidou os dirigentes da empresa a virem a Alagoas conhecer o ambiente de negócios, a infraestrutura e os programas de incentivo para que a empresa possa instalar uma de suas unidades em Alagoas. A Guangzhou Automobile Group Co. (GAC Motors) é a terceira maior fábrica de carros da China e referência em automóveis elétricos. Hoje, a GAC avalia a implantação da fábrica na América Latina, e Alagoas se apresenta como uma das opções.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp