09/08/2023 às 08h17min - Atualizada em 09/08/2023 às 08h17min
XILINDRÓ: Silvinei Vasques é preso por suposta interferência nas eleições
Ex-diretor-geral da PRF e apoiador de Bolsonaro
Redação com Thaís AugustoDo UOL, em São Paulo
https://noticias.uol.com.br
diariodepernambuco.com O ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques foi preso preventivamente na manhã de hoje em Florianópolis.
- A PF deflagrou a Operação Constituição Cidadã na manhã de hoje para investigar o suposto uso da máquina público para interferir no processo eleitoral.
- Vasques foi preso em Florianópolis pela Polícia Federal. Ele é investigado por interferência no segundo turno das eleições.
- Além do mandado de prisão de Vasques, a PF também cumpre busca e apreensão: dois em Santa Catarina; dois no Rio Grande do Sul; cinco no Distrito Federal; e 1 no Rio Grande do Norte. A operação da PF tem apoio da Corregedoria Geral da PRF.
- Segundo a PF, integrantes da PRF supostamente direcionaram recursos para dificultar o trânsito de eleitores em 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições, sobretudo no Nordeste, região em que o então candidato Lula (PT) teve maioria dos votos no primeiro turno.
Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país.
- Trecho de comunicado da PF
Os investigados podem responder por prevaricação e violência política, além dos crimes de impedir ou embaraçar o exercício do voto e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato.
- No segundo turno das eleições, em 30 de outubro de 2022, a PRF realizou mais de 500 operações no transporte de eleitores em várias estradas do país, com maior foco no Nordeste, região onde o então candidato Lula (PT) tinha maioria dos votos.
- Nas redes sociais surgiram dezenas de relatos de eleitores que disseram ter enfrentado dificuldades para chegar aos locais de votação. Na campanha do PT, a pressão foi grande para que Moraes prendesse Vasques e estendesse o horário de votação.
- Moraes ameaçou prender Silvinei, mas não prorrogou o horário para votar. Posteriormente, o presidente do TSE afirmou que as operações da PRF não atrapalharam o resultado das urnas.
- Vasques é aposentado desde 21/12/2022, um dia depois de ter sido exonerado do cargo de diretor-geral da PRF. A aposentadoria se deu por tempo de serviço prestado, já que atuou por mais de 20 anos na corporação.