04/08/2023 às 09h56min - Atualizada em 04/08/2023 às 09h56min

Instituto do Meio Ambiente reconhece a 101ª Unidade de Conservação de Alagoas

Reserva Green Garden possui 60 hectares de matas e nascentes, características do bioma de Mata Atlântica

Lelo Macena / Ascom IMA
https://alagoas.al.gov.br
Área Green Garden se caracteriza por apresentar ervas pioneiras, arbustos, árvores e trepadeiras Ascom Ima

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Green Garden, localizada no Vale do Rio dos Remédios, entre os municípios de Santa Luzia do Norte e Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, foi reconhecida oficialmente na última terça feira (1) como a 101ª Unidade de Conservação (UC) de Alagoas.
 
O processo de reconhecimento foi acompanhado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), por meio da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc), que atendeu solicitação dos proprietários da reserva. O objetivo é preservar e proteger a fauna e a flora do local.
 
A RPPN Green Garden possui 60 hectares de matas e nascentes, características do bioma de Mata Atlântica. Durante a vistoria realizada pelos técnicos do IMA, foi possível identificar aspectos relevantes que contribuíram para o reconhecimento da RPPN. Entre eles, o fato de a área da reserva estar inserida em áreas de encostas, o que dificulta o acesso e auxilia na preservação de remanescentes de vegetação.
 
De acordo com o Herbário MAC do IMA/AL, a área Green Garden se caracteriza por apresentar ervas pioneiras, arbustos, árvores, trepadeiras e algumas espécies epífitas que compõem a vegetação típica de Floresta Ombrófila Densa.
 
Ainda de acordo com os técnicos do Herbário Mac, também foi possível identificar algumas espécies de árvores de porte médio à elevados, como gulandim, embiriba, murici, banana-de-papagaio, sucupira, palmeira, ingá, entre outras espécies. Também foram registradas nas trilhas percorridas algumas espécies de bromélia, além de cipós, samambaias, briófitas, líquens e alguns fungos.

“Nós do IMA, por meio da Geruc, estamos muito contentes com a criação de mais uma RPPN, e que os proprietários continuem trazendo solicitações ao órgão para a criação dessas reservas. É muito importante que a iniciativa partiu de pessoa física, de uma propriedade particular, onde o proprietário entende a importância da preservação da área, como é o caso da proprietária dessa nova RPPN”, disse Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação do IMA, ao ressaltar a importância da preservação desses locais.

Uma RPPN é uma unidade de conservação de uso sustentável, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
 
Para os donos de propriedades que desejam transformar o local em reserva particular, o IMA disponibiliza todas as informações por meio do link https://www2.ima.al.gov.br/como-criar-minha-reserva-particular-rppn/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp