03/08/2023 às 07h45min - Atualizada em 03/08/2023 às 07h45min

Com 74% dos votos, Tonholo e Eliane são reeleitos para novo mandato na reitoria da Ufal

A nova gestão da Ufal vai dirigir a Universidade no quadriênio de 2024 a 2028

Redação com Assessoria
https://www.cadaminuto.com.br
Por: Assessoria

O professor Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavalvante foram reeleitos para o cargo de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O resultado da eleição – chamada internamente de consulta à comunidade acadêmica – foi proclamado na noite desta quarta-feira (2) no campus A. C. Simões, em Maceió, e nos campi do interior da instituição.

A nova gestão da Ufal vai dirigir a Universidade no quadriênio de 2024 a 2028 e toma posse em janeiro do ano que vem. Tonholo e Eliane tiveram 74% dos votos válidos, sendo 1.293 votos de professores, 1180 de técnicos e 3.923 estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade da Ufal votaram na eleição. 

A chapa derrotada, encabeçada pelos professores Rita Souto Maior e João Xavier, alcançou 26% dos votos, sendo 327 de docentes, 158 de técnicos e 3280 de discentes.

A votação ocorreu totalmente pela internet, com 7 pontos de votação presencial para eleitores com dificuldade de acesso ao sistema remoto. E, pela primeira vez, aposentados tiveram direito a voto para eleição do reitor.

“Esta foi a vitória da democracia, do respeito, do diálogo e do reconhecimento de uma gestão que, de mãos dadas com estudantes, técnicos e docentes, conseguiu fazer a Ufal avançar mesmo frente a dificuldades como a pandemia e os cortes orçamentários. Quero agradecer a toda a comunidade da Ufal e quero dizer que seguiremos avançando, respeitando a todos e desenvolvendo nossa instituição na capital e no interior. De minha parte seguirei dedicando minha vida à Ufal e a Alagoas, retribuindo com meu trabalho e com minha devoção todo o amor que Alagoas e a Ufal me ofertaram e me ofertam”, afirmou Tonholo.

Já a vice-reitora destacou que “após superar obstáculos nunca antes vivenciados em nossa Universidade chegamos a esta eleição pregando a união de professores, técnicos e discentes, além do debate ético e transparente sobre o que fizemos e o que vamos fazer em benefício de toda nossa comunidade acadêmica. Foram muitos os desafios de 2020 até aqui, mas tenham certeza absoluta de que muitas conquistas estão por vir. Todos nós, por meio do trabalho coletivo de nossa comunidade, avançamos muito. E agora, neste novo ciclo de gestão, vamos avançar ainda mais”, frisou Eliane.

Com a reeleição garantida por ampla maioria da comunidade acadêmica, em seus três segmentos, Tonholo e Eliane garantiram que seus nomes serão a primeira opção da lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cabe ao presidente a nomeação do reitor diante da lista remetida pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal.

*com Assessoria


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp