Segundo o delegado Sidney Tenório, da Delegacia de Crimes Cibernéticos, os criminosos estão entrando em contato com as vítimas por meio de mensagens no WhatsApp e SMS. Eles se passam pelas instituições financeiras e alegam que podem dar até 99% de desconto.
"Existe um risco gigantesco quando você faz esse tipo de conversa, quando você clica em mensagem que podem causar vazamento de dados. É vírus entrando no seu celular, no seu computador", explicou o delegado, que relatou que os criminosos pedem o pagamento por PIX e mandam, inclusive, boletos falsos.
Tenório informou ainda que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já avisou que não faz este tipo de contato com os interessados em ingressar no programa do Governo Federal.
Em caso de golpe, o delegado orientou que as vítimas devem procurar uma delegacia e fazer o registro do Boletim de Ocorrência.
DESENROLA
O Desenrola Brasil possibilita a renegociação de dívidas de brasileiros e tem potencial de beneficiar até 70 milhões de pessoas. A portaria que define os requisitos, condições e procedimentos de adesão foi publicada na sexta (13), no Diário Oficial da União.
O programa será executado em três etapas. As duas primeiras já valem a partir de segunda (17). São elas: a extinção de dívidas bancárias de até R$ 100 e uma etapa de renegociação de dívidas bancárias que pode beneficiar mais de 30 milhões de brasileiros.