17/07/2023 às 19h30min - Atualizada em 17/07/2023 às 19h30min

Kits calamidade começam a ser distribuídos a municípios afetados pelas chuvas

Redação
https://www.cadaminuto.com.br
Por: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (17) a entrega dos kits calamidade, envidados pelo Ministério da Saúde (MS) para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que afetaram Alagoas no começo deste mês. 

Segundo a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) serão beneficiados os municípios de São Miguel dos Campos, Murici, Cajueiro, Joaquim Gomes, Atalaia, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e Jacuípe, que preencheram o Formulário de Informações de Desastre, por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os kits calamidade, distribuídos por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), são compostos por medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de insumos como luvas e seringas. “Nossa equipe técnica de logística trabalhou para deixar todos os kits devidamente organizados e os secretários municipais de saúde foram informados que, a partir desta segunda-feira, poderiam vir ao Ceaf para retirá-los e encaminhá-los para utilização em suas cidades, visando atender a população atingida pelas enchentes e alagamentos”, salientou a gerente de Assistência Farmacêutica da Sesau, Gabriela Souto Maior.

A farmacêutica da Ceaf, Leyla Patrícia, reforçou que os kits calamidade foram disponibilizados conforme dados repassados pela Defesa Civil e, por isso, o quantitativo de medicamentos e insumos disponibilizados é proporcional ao contingente de pessoas afetadas em cada um dos municípios. “É essencial que as cidades que possuem pessoas afetadas pelas chuvas entrem em contato com a Defesa Civil, onde será feita uma avaliação técnica da situação e posterior contato com o Ministério da Saúde, que enviará o auxílio necessário”, destacou.

Cajueiro

O município de Cajueiro, no vale do Paraíba, foi o primeiro dos oito contemplados a receber o kit. Para a secretária de saúde do município, Gabriella Amaral, o envio dos medicamentos e insumos é importante, pois ajuda os gestores na mitigação da crise. “A gestão municipal de Cajueiro está empenhada em prestar assistência a todos os que estão sofrendo por essa situação. Com a ajuda do governo estadual e federal estamos conseguindo atender a todos nesse momento desafiador”, declarou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que, mais uma vez, o Governo Federal demonstra um olhar sensível às necessidades do povo alagoano. “O envio dos kits calamidade para Alagoas comprova a sensibilidade de um governo socialmente responsável com a população. Nós, que fazemos o Governo do Estado, estamos trabalhando de mãos dadas com o Governo Federal para minimizar o sofrimento dos alagoanos afetados pelas fortes chuvas, evitando que sofram severamente e tenham sua saúde comprometida”, enfatizou.

*Com assessoria


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp