18/05/2023 às 00h13min - Atualizada em 18/05/2023 às 00h13min

Haddad diz que juros chegaram a 13,75% por ‘farra’ de Bolsonaro e que vê espaço para redução

História por Fernanda Trisotto e Antonio Temóteo
https://www.msn.com

BRASÍLIA - O ministro da FazendaFernando Haddad, afirmou que a taxa de juros no Brasil chegou a 13,75% ao ano por causa da “farra eleitoral” promovida pela gestão de Jair Bolsonaro, que descontrolou as contas públicas e viu a inflação subir e superar a marca dos dois dígitos.

“A taxa de juros chegou a 13,75%, em agosto do ano passado, porque houve uma farra durante as eleições, em que tudo somado, chegamos a termos anualizados a R$ 300 bilhões entre desonerações, gastos adicionais, auxílios, tudo aquilo que foi feito de maio, junho do ano passado até a eleição, e antes, com a PEC dos Precatórios”, disse Haddad aos deputados em sessão conjunta de comissões na Câmara.

Haddad disse que o Banco Central subiu a taxa de juros “pelo completo descontrole das contas públicas” e inflação de dois dígitos.

Corte

Ele defendeu que o governo vem tomando medidas saneadoras desde janeiro, como a reoneração dos combustíveis e a aprovação do projeto de preço de transferências. Essas medidas, na avaliação dele, abrem espaço para a redução da taxa de juros.

“É um debate que pode ser feito pela sociedade e é técnico, não tem a ver com política. É um debate normal em toda democracia”, disse.

Ele citou dois exemplos sobre os juros. O primeiro foi sobre a indústria automobilística nacional, que está produzindo em 50% da capacidade, e vendendo 70% dos carros à vista por restrições ao crédito. O outro dizia respeito a taxas de juros adotadas em outros países desenvolvidos, em que a inflação está mais elevada que a brasileira, mas os juros são negativos.

Vídeo relacionado: Haddad e Tebet discutem taxa de juros com presidente do Banco Central (Dailymotion)


Haddad e Tebet discutem taxa de juros com presidente do Banco Central


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp