27/06/2023 às 17h15min - Atualizada em 27/06/2023 às 17h15min

Centro Integrado da Segurança Pública usa Inteligência Artificial para avançar na redução da violência no Estado

Nova sala faz uso da tecnologia para proteger cada vez mais a sociedade; inauguração contou com a presença do governador em exercício, Ronaldo Lessa, e do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva

Alexandre Câmara
https://alagoas.al.gov.br
O convite ao governador em exercício, Ronaldo Lessa, partiu do Secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva Edvan Ferreira

A Secretaria de Segurança Pública inaugurou nesta segunda-feira (26), o Centro Integrado de Comando e Controle (CIOPS), que passa a contar com o uso de Inteligência Artificial (IA), para avançar nos índices de redução de violência no estado. A inauguração contou com a presença do governador em exercício Ronaldo Lessa. O convite partiu do Secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva e a primeira reunião contou com a participação dos diversos setores de segurança do Estado.

“Hoje inaugura-se o CIOPS. Estamos aproveitando a tecnologia para proteger cada vez mais a sociedade. Uma honra participar da inauguração do Centro Integrado.  Alagoas cresce e dá resultados na redução da violência fenomenais. Isso só tá sendo possível por causa do esforço que o governador Paulo Dantas está fazendo na área de Segurança”, destacou Ronaldo Lessa.


Edvan Ferreira - Agência Alagoas

O secretário reforçou que o CIOPS trabalha com a utilização de inteligência artificial, o que ajuda a garantir mais qualidade ao serviço prestado à população. “Quando você tem vários bancos de dados e precisa formular políticas públicas, você tem que juntar as informações e fazer uma síntese do que eles estão apresentando. Para isso nós estamos utilizando inteligência artificial. É só parametrizar que essa inteligência artificial produz o que necessitamos. O CIOPS é uma ferramenta fundamental para o atendimento das ocorrências”, explicou o secretário Saraiva.

Na ocasião, foi mostrada ao governador as estratégias que resultaram na redução pela metade, dos números da violência e da criminalidade em Alagoas. Entre elas, a construção de 50 CISPS (Centro Integrado de Segurança Pública), em todas as regiões do estado.


Edvan Ferreira - Agência Alagoas


As conquistas também estão sendo garantidas através do trabalho integrado de gestão, composto pela integração das forças e inteligências policiais; pelo foco na prisão de homicidas; pela ampliação da Patrulha Maria da Penha; pela implantação da Delegacia da Mulher com 24h de atendimento, ampliação dos serviços da polícia científica, entre outras ações.

 

É para mostrar a experiência êxitos de Alagoas que o governador Paulo Dantas encontra-se em Portugal, participando do 11° Fórum Jurídico de Lisboa, apresentando os cases de sucesso da Segurança Pública. Um evento vultoso, do qual participam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do STF Gilmar Mendes e o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, além de juristas e sociedade civil organizada da Europa e do Brasil.
 


Edvan Ferreira - Agência Alagoas
 

O secretário Saraiva destacou ainda que o embrião desse processo de resgate da segurança teve início nas gestões do então governador Ronaldo Lessa, que moralizou os serviços de segurança,  realizou concursos públicos sérios, deu mais infraestrutura ao setor e humanizou o atendimento à sociedade.


Edvan Ferreira - Agência Alagoas

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp