19/06/2023 às 20h44min - Atualizada em 19/06/2023 às 20h44min

Lula aguarda demissão de ministra do Turismo para anunciar troca na pasta, diz jornalista

Presidente deve se reunir com líderes do União Brasil na próxima semana. Após encontro, Celso Sabino deve ser anunciado no comando da pasta

Redação Terra
https://www.terra.com.br
Presidente Lula discursa em evento no Palácio do Planalto, em Brasília 09/05/2023 REUTERS/Adriano Machado Foto: Reuters
Apesar da crise no Ministério do Turismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por manter a ministra Daniela Carneiro à frente da pasta após uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto na última terça-feira, 13. A permanência da auxiliar tinha prazo de validade, mas foi adiado.

De acordo com o blog da da jornalista Julia Duailibi, da GloboNews, Lula decidiu adiar o anúncio da substituição no comando da pasta, que estava programado para esta segunda-feira, 19, porque ele aguarda o pedido de demissão da própria Daniela. 

Fontes próximas ao governo afirmaram que a iniciativa por parte da atual ministra seria uma forma de evitar um desgaste desnecessário para a gestão petista. Além disso, Lula também quer enviar uma sinalização positiva ao União Brasil, ao qual Daniela ainda está filiada.

Para acenar ao União, no entanto, Lula planeja se reunir com o presidente da legenda, Luciano Bivar; o líder da sigla na Câmara dos Deputados, deputado Elmar Nascimento (BA); e com o senador Davi Alcolumbre (AP), que desempenha um papel importante na articulação do partido. Alcolumbre, inclusive, é considerado a principal conexão do partido com o governo.

Após essa reunião, que está prevista para ocorrer na próxima semana, espera-se que o nome de Celso Sabino (União Brasil-Pará) seja oficializado pelo Palácio do Planalto.

Embora Daniela seja filiada ao União Brasil, ela está buscando migrar para o Republicanos. O partido União Brasil, que o governo está tentando atrair para sua base, alega que não se sente representado por ela no governo.

Celso Sabino deve assumir Ministério do Turismo

A nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil) como substituto da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, é dada como certa. A indicação atende a uma demanda vinda da União Brasil, sigla à qual Daniela está se desligando.

No último fim de semana, após uma agenda do presidente no Pará, Sabino teve uma conversa reservada com Lula, marcando o primeiro contato mais próximo entre os dois. Na ocasião, o deputado presenteou o presidente com uma camisa do time paraense Remo
Em paralelo a isso, o presidente Lula tem expressado desconforto em relação aos esforços do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), esposo de Daniela Carneiro, para que ela permaneça no cargo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp