15/06/2023 às 20h32min - Atualizada em 15/06/2023 às 20h32min

Morre adolescente internada com suspeita de febre maculosa em Campinas, no interior de SP

Uma mulher de 28 anos teve a morte confirmada pela doença; situação é de surto

Redação Terra
https://www.terra.com.br/
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada do carrapato-estrela, geralmente encontrados em bois e cavalos Foto: Reprodução

Morreu, na noite desta terça-feira, 13, uma adolescente de 16 anos que estava internada com suspeita de febre maculosa em Campinas, no interior de São Paulo, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A jovem estava no mesmo evento que outros três infectados pela doença. Os exames que devem confirmar ou não o diagnóstico da doença na adolescente ainda não foram divulgados.

Ainda na noite desta terça, antes do anúncio da morte da adolescente, a Secretaria de Saúde do município tinha confirmado que uma mulher de 28 anos, natural de Hortolândia, morreu por febre maculosa. Ela veio a óbito no dia 8 de junho, mesmo dia em que morreram os namorados Mariana Giordano, de 36 anos, e Douglas Pereira Costa, de 42.

Os quatro estiveram em uma festa no dia 27 de maio, na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. A adolescente foi internada no dia 9 de junho, um dia após as mortes dos outros infectados.

O caso dela já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, a família só suspeitou nesta terça-feira que houvesse ligação com o evento da fazenda ao ver a repercussão na imprensa. O material coletado está em análise no Instituto Adolfo Lutz. 

Com os casos, a Secretaria de Saúde de Campinas afirmou que se trata de um surto de febre maculosa. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.

Fazenda é notificada

Fazenda Santa Margarida, onde foram registrados os casos recentes, foi notificada pela prefeitura e só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Os responsáveis pelo local também foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

O local costuma abrigar grandes eventos na região. Já se apresentaram no espaço nomes como Ivete Sangalo e Seu Jorge, além de estar sendo anunciado um show do cantor sertanejo para o mês de julho.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp