13/06/2023 às 18h12min - Atualizada em 13/06/2023 às 18h12min

Professores mentores engajam estudantes da rede estadual para inscrições no Enem 2023

Gestores das unidades de ensino estão disponibilizando laboratórios de informática para que os jovens possam realizar a inscrição no exame nacional

https://alagoas.al.gov.br
Laboratórios de informática estão sendo disponibilizados para que todos os candidatos possam fazer as inscrições, Thiago Ataíde / Ascom Seduc

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem até a próxima sexta-feira (16). Em Alagoas, 26 municípios aplicam a prova, que está prevista para os dias 5 e 12 de novembro. Neste momento, as equipes das escolas da rede estadual estão engajadas para atingir o maior número de inscritos entre os concluintes do Ensino Médio. Este ano, a expectativa é que mais de 50 mil estudantes da rede participem da prova que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior.

Para apoiar os estudantes nesta etapa, os professores e coordenadores mentores estão trabalhando estratégias de mobilização dentro das unidades de ensino, a principal delas consiste em disponibilizar os laboratórios de informática para que todos os candidatos possam fazer as inscrições, além de assessorar no processo e promover a conscientização sobre a importância do exame. Essa prática tem sido fundamental para apoiar também os estudantes em situação de vulnerabilidade social, que não possuem acesso à internet ou computador em suas residências.


Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Na Escola Estadual Theonilo Gama, os Docentes Orientadores de Turmas (DOTs) organizaram um cronograma para que cada turma do terceiro ano do Ensino Médio possa ter um momento no laboratório de informática para a fazer inscrições. Funcionando como um rodízio, cada turma tem dia, horário e um professor disponível para acompanhá-los nesta etapa, auxiliando o aluno no processo de inscrição sempre que o mesmo tiver dúvidas.

“Nossa meta é garantir que 100% dos estudantes consigam fazer a prova do Enem. Para isso, estamos com essa mobilização, motivando e engajando os estudantes desde o momento da inscrição. Com essa estratégia, a escola fez com que, em uma semana, mais de 90% dos estudantes aptos para o Enem confirmassem suas inscrições”, afirmou o gestor da unidade, Alexandre Moura.

Outro exemplo de engajamento é o da Escola Estadual Princesa Isabel, que, além de ceder o laboratório de informática, também contou com o apoio do Grêmio Estudantil para distribuir, nas dependências da escola, cartazes com o Qr Code do site do Inep, a fim de facilitar e estimular o acesso à inscrição pelo smartphone.

A coordenadora mentora da escola, Janaína Oliveira, conta, ainda, que a equipe da escola decidiu apoiar os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição, para que todos tenham a oportunidade de realizar o Enem este ano.


Thiago Ataíde / Ascom Seduc

“Além de toda a nossa mobilização dentro e fora da sala de aula, nós estamos com um apadrinhamento voluntário para os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição. Então, os professores e a equipe da escola se organizaram para apadrinhar essas inscrições, colaborando com uma quantia que, muitas vezes, pode ser ‘pesada’ para alguns estudantes”, destacou.

*Sob supervisão


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp