04/06/2023 às 10h59min - Atualizada em 04/06/2023 às 10h59min

Especialistas revelam por que você nunca deve abraçar seu cachorro

Apesar de alguns cães implorarem por carinho, especialistas em comportamento canino alertam que os abraços podem prejudicar o pet

Metrópoles
https://www.gazetaweb.com
Especialistas revelam por que você nunca deve abraçar seu cachorro
Abraçar o animal de estimação pode parecer uma boa ideia, principalmente quando o tutor estiver tentando animar ou recompensar o pet. Especialistas em comportamento canino, no entanto, alertaram que o gesto pode desencadear estresse no cachorro, tornando-o agressivo. As informações são do The Sun.
 

De acordo com o psicólogo Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães, dar um abraço no peludo pode ter o efeito oposto ao que o tutor pretendia. Isso porque ele fica angustiado quando se sente imobilizado pelo gesto. O animal, inclusive, costuma comunicar o seu desconforto latindo ou rosnando.

Embora alguns cães pulem no colo das pessoas, implorando por carinho na barriga, e distribuam “lambeijos” no rosto, os abraços podem ser realmente prejudiciais a eles. “Isso não é ‘abraçar'”, disse a etóloga norte-americana Patricia McConnell.

Ela, então, continuou. “Na minha experiência, muitos cães não gostam de ter um humano movendo um ou dois braços em volta de seus ombros e apertando. É desse tipo de abraço que estamos falando”, explicou a escritora da obra The Other End Of The Leash (A Outra Extremidade da Coleira, em tradução livre).

A especialista Lauren Novack ainda afirmou que os cães que gostam de abraços são exceção. “Quando os cachorros não gostam de algo e educadamente pedem espaço repetidamente sem sucesso, é provável que eles aumentem sua comunicação para rosnadas e mordidas”, advertiu.

Sinais de insatisfação

Stanley Coren analisou anteriormente 250 fotos de cães sendo abraçados e descobriu que mais de 80% das fotos demonstravam estresse ou ansiedade por parte do animal. Ele ainda revelou que os problemas podem ser indicados quando o cachorro abaixa as orelhas, fecha os olhos ou se afasta do local.

“A recomendação é guardar os abraços para seus familiares”, frisou o expert. “É claramente melhor, do ponto de vista do cão, você expressar seu carinho por meio de uma palavra gentil ou um petisco”, concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp