19/04/2024 às 13h31min - Atualizada em 19/04/2024 às 13h31min

TRT exige que gestão de JHC adote medidas urgentes contra o trabalho infantil em Maceió

Redação
Por: Agência de Notícias
Reprodução
Maceió lidera os casos de trabalho infantil em Alagoas e tem um dos maiores números entre capitais do Brasil, com 10,2 mil registros segundo o Observatório de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pelo MPT e pela OIT.

Para mudar essa realidade, o Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação civil pública iniciada em março contra a atual gestão da prefeitura de Maceió.  A 7ª Vara do Trabalho da capital determinou que a prefeitura de Maceió adote medidas efetivas para combater o trabalho infantil, em resposta a um pedido de tutela de urgência feito pelo MPT na ação iniciada em março. A decisão, datada de quinta-feira, 11, foi divulgada nesta quarta-feira, 17.

 
A juíza do Trabalho Luciana Espírito Santo Silveira estabeleceu 24 obrigações para o município, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em 180 dias, destinado a identificar e afastar crianças e adolescentes envolvidos em trabalho infantil.

A decisão também exige que a prefeitura assegure um mínimo de 1% do orçamento municipal anualmente para a implementação de políticas públicas e do plano municipal de prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de programas de formação profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

No que diz respeito aos serviços socioassistenciais, as instalações físicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselhos Tutelares devem ter uma estrutura adequada para suas atividades, com ênfase em salas para atendimento individualizado. É crucial que as equipes dos CREAS e CRAS estejam bem preparadas e que haja uma quantidade suficiente desses serviços, considerando o tamanho da cidade.

O prazo para o cumprimento das determinações é de 30 dias, a contar da ciência da decisão, com multa de R$ 20 mil por item descumprido e por cada mês de omissão.

Acesse o link para mais informações 

MPT/AL garante 24 medidas para Município de Maceió implementar políticas públicas de combate ao trabalho infantil

https://www.prt19.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-al/1872-mpt-al-garante-24-medidas-para-municipio-de-maceio-implementar-politicas-publicas-de-combate-ao-trabalho-infantil

Confira na íntegra:

-  a ação civil pública do MPT/AL:

https://www.prt19.mpt.mp.br/images/Ascom/2024/abril/ACP_-_MUNIC%C3%8DPIO_DE_MACEI%C3%93_-_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_COMBATE_AO_TRABALHO_INFANTIL_-_MPT.pdf

- a decisão liminar da 7ª Vara do Trabalho da Capita

https://www.prt19.mpt.mp.br/images/Ascom/2024/abril/LIMINAR_-_MUNIC%C3%8DPIO_DE_MACEI%C3%93_-_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_COMBATE_AO_TRABALHO_INFANTIL_-_7VTC.pdf

Por: Agência de Notícias
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp