02/06/2023 às 22h28min - Atualizada em 02/06/2023 às 22h28min

PF começou a suspeitar de assessor de Lira após descobrir conexão entre ele e casal que operava desvio de verbas

Além disso, outras pessoas ligadas ao presidente da Câmara também estão sendo investigadas por possível envolvimento no esquema

https://www.metro1.com.br
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Por: Metro1 no dia 02 de junho de 2023

Foi depois de uma operação, que investiga a suspeita de desvio de verbas, originalmente voltadas para contratos de kits de robótica durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que a Polícia Federal apontou que um dos possíveis integrantes do esquema é o assessor de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados.

Durante as investigações, a PF identificou e prendeu um casal responsável por uma empresa de fachada que realizava os desvios de recursos, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Eles recebiam os valores repassados pela Megalic, distribuidora de materiais escolares, que é a principal suspeita de intermediar as transações do esquema de corrupção.

Agentes da PF começaram a seguir o veículo utilizado pelo casal e descobriram que, após o uso do carro, ele era devolvido à residência de Luciano Cavalcante, assessor de Lira. Os policiais também flagraram o casal na casa de Cavalcante e chegaram a filmar um momento em que Gláucia, esposa dele, dirigiu o veículo ao lado dos dois suspeitos.

Os sócios da Megalic são Roberta Lins Costa Melo e Edmundo Catunda, pai do vereador de Maceió, João Catunda (PSD), que também é próximo de Lira. Em nota, a PF afirmou que “foram realizadas, pelos sócios da empresa fornecedora e por outros investigados, movimentações financeiras para pessoas físicas e jurídicas sem capacidade econômica e sem pertinência com o ramo de atividade de fornecimento de equipamentos de robótica, o que pode indicar a ocultação e dissimulação de bens, direitos e valores provenientes das atividades ilícitas".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp