16/03/2024 às 17h28min - Atualizada em 16/03/2024 às 17h28min

Ex-vice de Trump, Mike Pence anuncia que não apoiará candidatura do republicano

História de Por Tim Reid -
https://www.msn.com
Mike Pence em Las Vegas, Nevada 28/10/2023 REUTERS/Steve Marcus/Arquivo © Thomson Reuters

WASHINGTON (Reuters) - Mike Pence, que foi vice-presidente de Donald Trump por quatro anos nos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira que não apoiará o republicano na eleição presidencial de novembro.

Pence, que encerrou sua própria pré-candidatura após apresentar números ruins nas pesquisas, afirmou à emissora Fox News: "Não será recebido com surpresa o fato de que eu não apoiarei Donald Trump neste ano".

Trump conquistou nesta semana delegados suficientes para obter matematicamente a nomeação republicana na eleição contra o atual presidente, o democrata Joe Biden, no dia 5 de novembro.

Pence foi leal a Trump, mas rompeu publicamente com ele devido ao papel do ex-presidente no ataque ao Capitólio dos EUA, feito por seus apoiadores no dia 6 de janeiro de 2021.

Naquele dia, Pence, que como vice-presidente tinha a função cerimonial de presidente do Senado norte-americano, estava comandando a sessão que certificaria a vitória de Biden sobre Trump em 2020.

Ele se recusou a cumprir as instruções de Trump de atrasar ou paralisar a certificação, causando uma reação furiosa do então presidente durante a insurreição. Alguns manifestantes chegaram a gritar "Enforquem Mike Pence".

Pence disse durante a sua campanha presidencial que sua vida esteve em risco naquele dia, e pediu aos eleitores republicanos que não escolhessem Trump como candidato presidencial neste ano.

Ele encerrou sua campanha em outubro, antes de qualquer primária ser realizada.

(Reportagem de Tim Reid em Washington)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp