10/03/2024 às 13h19min - Atualizada em 10/03/2024 às 13h19min

Raro e ameaçado de extinção, gato-mourisco é flagrado pela primeira vez em reserva em Goiás

Espécie é considerada como um dos menores felinos do mundo e está espalhado pela América Latina, mas vem perdendo espaço para o desmatamento

Redação Terra
https://www.terra.com.br/
Gato-mourisco, felino raro e considerado um dos menores do mundo, é flagrado em Goiás Foto: Divulgação/Legado Verdes do Cerrado
Um felino raro e considerado um dos menores do mundo foi flagrado pela primeira vez em Goiás. O exemplar de gato-mourisco foi captado por câmeras de monitoramento de uma reserva natural particular em Niquelândia, região Norte do Estado.

Nas imagens, é possível ver o felino de coloração amarronzada e porte médio. De acordo com especialista, o gato-mourisco, também conhecido como jaguarundi, pode chegar a 77 centímetros de comprimento e pesar de 3,5 a 7kg. Em comparação, o felino é cerca de duas vezes maior que um gato doméstico.

O exemplar foi filmado em 2022, captado por câmeras de monitoramento da vida selvagem do Legado Verdes do Cerrado, reserva natural particular da Companhia Brasileira de Alumínio, em Niquelândia. As imagens passaram quase dois anos sob análise de pesquisadores até que fossem divulgadas. 

O gato-mourisco é uma espécie difundida por toda a América Latina e está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, sob risco de extinção. O felino tem perdido habitat com o desmatamento e com a caça ilegal. 

Na natureza, os gatos-mouriscos vivem solitários ou em pares. De hábito diurno, se alimenta de aves, répteis e pequenos mamíferos. O felino ainda pode se reproduzir durante todo o ano e sua gestação dura em torno de 75 dias, dando à luz entre um a quatro filhotes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp