05/03/2024 às 14h08min - Atualizada em 05/03/2024 às 14h08min

Tempo quente em Alagoas deve durar mais que o previsto, alerta meteorologista

TNH1 com TV Pajuçara
https://www.tnh1.com.br
Reprodução

Nos últimos meses em Alagoas só se fala naquele que faz suar, deixar muitos estressados e incomodados: o calor. E, ao que a meteorologia indica, é possível que esse tempo quente dure mais do que o previsto, com as altas temperaturas ‘invadindo’ o período do outono.

Foi o que alertou o meteorologista da sala de alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, em entrevista à TV Pajuçara/Record. Segundo ele, a tendência é de que a quentura permaneça acima da normalidade.

“Não tem previsão para acabar. Nos próximos dias é esperado que as temperaturas permaneçam bastante elevadas, muito em função da superfície do mar, que, por conta da retenção de calor, faz com que a temperatura na faixa litorânea continue extrema, acima dos 34ºC e, em alguns casos, mais que 35ºC”, detalhou.

De acordo com as últimas previsões, os próximos meses devem continuar com os registros acima da normalidade, principalmente na metade leste do estado, que abrange a capital e todo litoral alagoano. “No Sertão, normalmente, são registradas temperaturas mais elevadas. Quanto mais próximo do oceano, menos oscilação. O mar funciona como regulador”.

Vinícius explicou que as temperaturas no Litoral estão mais altas por conta do que é chamado de ‘calor específico’ da água. O que acontece é que, como o mar demora mais a receber o calor, acaba demorando mais também a perder a temperatura retida, durando por mais tempo. Por outro lado, para critérios de comparação, a areia absorve mais rápido e dissipa com mais velocidade.

Acumulado de chuva

Nos últimos dias, registros nas redes sociais têm mostrado alguns acumulados de nuvens carregadas e com raios. O meteorologista afirmou que o fenômeno é causado pelo calor; no entanto, esses aglomerados estão entre o Agreste e o Sertão e só são vistas no Litoral porque estão a 10 mil metros de altura.

“Por conta das altas temperaturas, essas nuvens acabam sendo eletricamente carregadas. Nesta época do ano, normalmente no Sertão, ocorrem algumas pancadas de chuvas com trovoadas”. 

Vinícius finaliza dizendo que, mesmo com a quadra chuvosa dentro da normalidade no outono, a temperatura deve continuar elevada no leste de Alagoas. Entretanto, a frequência de eventos extremos pode ser maior, por causa da intensidade das chuvas, que podem ter o volume correto para a época, mas em um curto espaço de tempo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://publicanews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp