Uma série de atos marcará, nesta segunda-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por pessoas inconformadas com a vitória do então presidente empossado, Luiz Inácio Lula da Silva.
Através de postagem no X (antigo Twitter), autoridades alagoanas repercutem a data e reforçam a democracia.
Renan Filho, ministro dos Transportes, escreveu: “Hoje é dia de reafirmar a defesa da democracia, base que garante o equilíbrio entre poderes e nosso bem mais valioso: a liberdade”.
“Não esqueçamos tudo que aconteceu para que um 8 de janeiro como o de 2023 não se repita. Trabalhemos juntos pelo Brasil democrático, forte e unido”, continuou o ministro.
Já a vereadora de Maceió, Teca Nelma repudiou os atos “golpistas que atentaram contra a democracia no nosso país”. De acordo com ela, as cenas de destruição em Brasília são um retrato do autoritarismo. “A democracia resiste! A escolha do povo é soberana! Viva a democracia”, escreveu.
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, usou as redes sociais para fazer uma série de postagens sobre a data.
“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.
A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição”, escreveu em uma das postagens no X.
Governador de Alagoas, Paulo Dantas, escreveu em postagem: “o dia 8 de janeiro de 2023 jamais será esquecido! Mesmo com tentativa de golpe no Brasil, a democracia venceu. Não permitiremos qualquer tipo de autoritarismo e ataques aos três poderes. Hoje é dia de reafirmar: democracia sempre! Unidos, vamos reconstruir o país.#8dejaneiro2023”